Tubos de PVC BRLoc

Orçamento (62) 99808-6688

Tubos de PVC BRLoc - Tecnologia Avançada


Os tubos helicoidais em PVC nasceram para projetos de drenagem pluvial e esgotamento sanitário, essa tecnologia surgiu na Australia na década de 70, inicialmente como Rib Loc, trata-se de uma evolução conceitual de projetos que antes utilizavam...

Tubos de PVC BRLoc - Tecnologia Avançada

As tubulações de PVC BRLoc destinam-se a condução de fluídos em regime de escoamento livre cuja temperatura não ultrapasse 40ºC, podendo também ser enterrados em valas ou utilizadas sob aterros. Com diâmetros que variam de 0,16m a 3,00m, podem ser fornecidos em comprimentos variados de acordo com a necessidade do cliente (normalmente de 6,0 metros à 12,0 metros), são tubos flexíveis de paredes estruturadas.


Os tubos helicoidais em PVC nasceram para projetos de drenagem pluvial e esgotamento sanitário, essa tecnologia surgiu na Austrália na década de 70, inicialmente como Rib Loc, trata-se de uma evolução conceitual de projetos que antes utilizavam métodos convencionais, tais como os tubos e galerias de concreto ou aço. Estes métodos convencionais utilizam uma estrutura autoportante, em seu conceito devem resistir por si as cargas solicitadas sem flexionar. Já no caso da tecnologia dos tubos de PVC Rib Loc, os mesmos são flexíveis e seu conceito básico é a interação solo-tubo, que garantem a estrutura necessária para as mais diversas cargas viárias. Os Tubos Estruturados de PVC Rib Loc destinam-se principalmente a condução de fluidos em regime de escoamento livre, sendo particularmente indicados para aplicação em sistemas de drenagem pluvial, onde a tubulação opera sob a ação da gravidade, sem pressão interna.


Principais aplicações: Sistemas de drenagem pluvial urbana, industrial, comercial, rodoviários, aeroviários e ferroviários (galerias simples e múltiplas, bueiros, poços de visita e tubos de ligação, etc.)


Além dessas aplicações principais, os tubos de PVC BRLoc são também utilizados na drenagem agrícola sub-superficial, na canalização de pequenos córregos e na substituição de canais de irrigação.


Podem também ser utilizados para construção de reservatórios subterrâneos destinados ao uso em sistemas de contenção de cheias e de reuso, ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, dutos de ventilação e exaustão, fôrmas para pilares, caixões perdidos em pontes e viadutos, revestimentos de poços e caixas de passagem, na construção de reservatórios de água e fossas sépticas, sistemas de redes de adução para pequenas centrais hidrelétricas (PCH e CGH).


Os tubos de PVC BRLoc podem também ser fornecidos com as paredes perfuradas, para utilização em trincheiras de infiltração ou em drenagem sub-superficial.


A estrutura construtiva, permite aos tubos de PVC BRLoc suportar cargas altíssimas e mesmo assim possuírem um peso próprio muito baixo. Ex: um tubo de PVC BRLoc com diâmetro de 1,0m (1000mm) possui apenas 32 kg/m, já em tubo de concreto esse peso é aproximadamente 1 tonelada. Outro ponto importante é que os tubos de PVC BRLoc podem ser fabricados com comprimentos de 6m, 8m, 10m, 12m ou ainda otimizados ao projeto. Em muitos casos o tubo de PVC BRLoc pode ser rolado manualmente para a vala. Existe em nosso histórico de fabricação tubos de pequenos diâmetros, neste caso com apenas 30cm (300mm) que ligaram diretamente as caixas de alvenaria e concreto sem uniões a uma distância de 40m, contudo hoje até mesmo estas caixas podem ser de PVC.


Vantagens dos Tubos de PVC BRLoc


  • MAIORES DIÂMETROS: fornecimento dos maiores diâmetros do mercado, até 3,00 metros

  • PRODUÇÃO DOS TUBOS NA OBRA:Por serem leves e portáteis, os equipamentos de fabricação dos tubos, a partir dos perfis de PVC, podem ser produzidos dentro do próprio canteiro de obras.

  • GRANDES COMPRIMENTOS: Pelo fato de poderem ser produzidos na obra, as barras também podem ser produzidas continuamente, atingindo grandes comprimentos. No histórico de produção da Acque Engenharia consta que já foram produzidas barras de até 40 metros de comprimento.

  • COMPRIMENTO 100% ÚTIL:O comprimento das barras são 100% úteis, pois o sistema de acoplamento não interfere na dimensão útil.

  • ALTA RESILIÊNCIA: Capacidade de manter constante do módulo de elasticidade ao longo dos anos , ou seja, suas características mecânicas.

  • FACILIDADE NA MANUTENÇÃO: Por se tratar de um material em PVC, há, eventualmente, maior facilidade para manutenções e reparos através de soldagem química a frio.

  • DIÂMETROS ESPECÍFICOS: Os Tubos podem ter diâmetros específicos para atender a necessidade do projeto.

  • MÓDULO DE ELASTICIDADE: O PVC apresenta um dos maiores valores de módulo de elásticidade dos materiais políméricos usuais em sistemas de drenagem.

  • PAREDE OTIMIZADA: As paredes têm dimensões muito menores, em função do seu alto valor do módulo de elasticidade. Isso garante alta resistência estrutural, o que é muito útil em situações de baixo recobrimento.

  • REAPROVEITAMENTO DE SEGMENTOS DE TUBOS: A partir da luva de acoplamento é possível reutilizar 100% dos seguimentos de tubos provindos dos cortes das barras.

  • REDUÇÃO DE DIÂMETROS: Em função da baixíssima rugosidade do PVC, há a garantia um excelente desempenho hidráulico. Isso permite que sejam projetadas redes com menores diâmetros declividades e, conseqüentemente, a redução do volume de escavação.

  • DIÂMETROS E COMPRIMENTOS VARIADOS: Os tubos BRLOC normalmente são fabricados em diâmetros múltiplos de 50 milímetros, de 160 a 950 mm e chegam até 3,00 metros. No entanto, não estão limitados a estes diâmetros, pois podem ser produzidos em quaisquer valores intermediários, sob consulta. Levando em consideração esses aspectos, os tubos podem, inclusive, serem produzidos com variações de 50 em 50 mm ou de 10 em 10 mm. Todavia, o comprimento é definido em função das condições de manuseio e de transporte. Usualmente, os tubos são fabricados em barras de 4, 6 ou 12 metros, porém em determinadas situações pode ser conveniente produzir tubos em outros comprimentos, conforme a necessidade específica da obra.

  • REATERROS BAIXOS: Se dá a partir de 80 cm da geratriz superior do tubo. Isso inclui o pavimento, em função do sistema solo/tubo. O solo ao redor do tubo principal é responsável pela absorção dos esforços.

  • REDUÇÕES DAS DIMENSÕES DAS VALAS: É possível por conta da redução dos diâmetros e pela relação com os materiais convencionais e dimensão das paredes otimizadas.

  • VELOCIDADE NA IMPLANTAÇÃO: O fato de as barras serem leves e longas proporciona versatilidade no manuseio, e, incomparável velocidade na execução das redes, ou galerias.

  • MENOR NÚMERO DE JUNTAS: a grande flexibilidade no comprimento dos tubos resulta em um menor número de juntas, o que facilita a instalação e reduz a possibilidade de ocorrência de problemas. Tais como: infiltrações, ex-filtrações, penetrações de raízes, exposição a acidentes como desmoronamentos, etc.

  • LEVEZA: em função do desenho dos perfis de PVC os tubos BRLoc possuem um peso extremamente baixo quando comparados com outros materiais.

  • FÁCIL MANUSEIO: devido ao seu baixo peso, o transporte, a estocagem e o manuseio dos tubos de PVC são muitos mais fáceis. Esse fato permite sua instalação em locais de difícil acesso e elimina a necessidade de equipamentos especiais para a sua movimentação.

  • RESISTÊNCIA QUÍMICA E ABRASÃO: Como são feitos de PVC, os tubos BRLOC são impermeáveis, e apresentam resistência química a todos os produtos encontrados, normalmente, nas tubulações para drenagem pluvial. Eles também resistem a todos os tipos de solos ácidos ou alcalinos – esses que são considerados agressivos a outros tipos de tubulação. Ensaios laboratoriais mostram que o PVC é muitíssimo mais resistente a abrasão do que os tubos de concreto. Esta característica, associada à alta resistência química do material confere altíssima durabilidade a tubulação.

Dúvidas? Entre em contato conosco:


(62) 99808-6688

Dúvidas? Entre em contato conosco:


(62) 99808-6688

Veja mais


WhatsApp