12/04/2010

Irrigação no Brasil


Com a perspectiva de crescimento do setor de irrigação no Brasil, a Nicoll | Provinil, no início de 2009 iniciou um trabalho de segmentação para poder atender de maneira direta este mercado.

O Brasil possui um potencial de 30 milhões de há de áreas irrigáveis e atualmente apenas 4,5 milhões de há, ou seja, cerca de 15% da área possui algum sistema de irrigação no auxilio ao incremento de produtividade / área. Atualmente no Brasil cerca de 5% da área cultivada é irrigada, mas esta área representa 35% da produção nacional tendo assim uma produtividade 07 vezes maior.

Baseados nestes números foram feitos investimentos para que a Nicoll | Provinil tivesse uma linha mais completa de tubos para o segmento de irrigação e foi planejada para 2010 a ampliação da linha de conexões de irrigação.

Foi montada uma equipe segmentada para atuar nesta área, focada no canal revendas e fabricantes de sistemas de irrigação, com representantes com grande experiência e vivencia no segmento. Seguindo um cronograma prévio foram contratados 06 representantes com atuação nas regiões Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo) e parte da região Centro Oeste (Goiás, Tocantins e Distrito Federal). A perspectiva para 2010 é de ampliarmos estes representantes para um total de 10 profissionais.

Especificamente na região Centro Oeste, no estado de Goiás, conseguimos em 2009 em um trabalho conjunto entre fábrica, representante e revenda, realizar uma venda de adutoras de pivô central onde estas, levariam água para abastecer o segundo maior pivô central do mundo em extensão e o maior pivô central do mundo em número de torres de sustentação.

O Grupo Tomazini (Agropecuária Ipuã), localizado na cidade de Pires do Rio (GO), adquiriu da Lindsay América do Sul, através da revenda Central Irrigação de Goiânia , 02 pivôs centrais sendo um de capacidade para irrigar 267 há e o outro com capacidade de 433 há , totalizando 700 há irrigados. As adutoras fornecidos pela Nicoll foram de DN300 e DN400 nas classes de pressão PN60, 80 e 125, totalizando 2.825 m de adutoras de PVC, abastecendo os pivôs com cerca de 1.379 m³/ h.

Engenheiro André Breda.
Perfil Engenharia - Tecnologia em Tubulações Todos os direitos reservados